Com as Redes Sociais a sua marca ficará visível para mais clientes, assim mais oportunidades de negócios virão.
Com um bom trabalho nas Redes Sociais certas a sua empresa interage e conhece melhor o seu público, como também auxilia eficientemente o seu Plano de Marketing Digital.
DETALHES IMPORTANTES SOBRE REDES SOCIAIS
Redes Sociais e Mídias Sociais é a mesma coisa?
Não! As Redes Sociais da atualidade são as plataformas como o Facebook, Instagram, Linkedin e outras que, conectam seus frequentadores através da internet. Já as Mídias Sociais são meios como artigos, imagens, vídeos e sons veiculados nas Redes Sociais, com a finalidade para divertir, informar ou divulgar alguma coisa. As Mídias Sociais segmentam o público, uma vez que são responsáveis por conectar pessoas com base em seus interesses.
Após o sucesso estarrecedor das Redes Sociais as empresas perceberam o quão valioso era estar nelas, para permanecer perto e em contato com seus clientes e prospects para: compartilhar ideias e visão, enviar mensagens personalizadas para cada tipo de persona, resolver dúvidas e problemas, buscar informações e anseios do seu público, divulgar produtos e serviços com baixo ou nenhum investimento.
Inclusive, as Redes Sociais são ótimas para tornar uma marca conhecida e até mesmo realizar vendas.
Em quais Redes Sociais minha precisa empresa estar?
Definir onde criar perfis para a sua empresa é o primeiro passo a ser dado. Pensar estar em muitas redes sociais já que não custa nada é um grande erro. Primeiro porque o seu público não estará em todas as redes, e segundo porque, para criar um perfil não custa nada, mas para se manter nele com qualidade custa sim, nem que seja apenas o seu tempo.
Com isto em mente, defina as suas personas, pesquise quais redes elas frequentam e defina no máximo 3 redes sociais para criar seu perfil, apesar que apenas 2 já serão suficientes.
De uns tempos para cá, alguns criaram uma certa resistência ao Facebook, mas 90% dos brasileiros que frequentam redes sociais estão no Facebook, e já que todos querem estar onde todos estão, repense sobre isso caso você faça parte dessa resistência.
Se seu público é o feminino considere o Pinterest como segunda opção, caso seja adolescentes verifique o Snapchat ou se você tem facilidade e ótimos materiais em vídeo pense no Youtube. O Instagram, Linkedin e Twitter também deverão ser analisados. Mas, restrinja a sua escolha e opte por no máximo 3 redes sociais, sem se deixar levar pelo modismo.
Quais devem ser os objetivos para sua empresa estar nas Redes Sociais?
Já coloquei a minha empresa nas Redes Sociais onde meu público frequenta, e agora?
Ter um perfil na Rede Social certa já é um grande passo, mas se você não tiver seguidores não ajudará tanto assim, pois suas postagens acabarão sendo vistas apenas por você. Desta forma, a estratégia número 1 será a de conquistar fãs para a sua página.
Claro que para isso você precisará fazer algum investimento, mas procure fazê-lo de forma constante. Promova as suas melhores postagens em busca de seguidores ou faça anúncios na sua rede social com esse propósito. Perfis pessoais têm mais limitações, mas as páginas corporativas podem ir atrás de um número maior de fãs ou seguidores.
Com uma base de fãs fica mais fácil atingir outros objetivos, como:
- Divulgação da sua marca
- Transformar a sua página num canal de comunicação com os clientes
- Conquistar autoridade por meio de publicação de conteúdos relevantes
- Vendas
Para cada momento você deverá estar de olho em apenas um objetivo, assim você terá eficácia e uma boa economia. Não saia atirando para todos os lados.
Conteúdo Relevante e Inteligente
O conteúdo para redes sociais deve ser relevante, pois tem como principal objetivo o de solucionar alguma coisa para um grupo de pessoas, seja um tutorial, um template, um artigo etc. Além das inúmeras possibilidades, pode-se lançar mão de artigos escritos para o blog, conteúdo do site ou outros materiais que você utiliza para capturar leads, mas aí é que vem a “Inteligência”, pois para postar nas redes sociais você deverá alterar o formato e até mesmo o tipo de linguagem.
Você sabia que no Facebook, por exemplo, uma imagem não deve ocupar mais do que 20% de sua área com textos? Postagens que não obedeçam a essa regra podem correr o risco de não serem mostradas na sua rede.
Pense no que o seu público busca quando entra nas redes sociais, e dedique-se a atendê-lo com seus materiais, sejam textos com imagens, vídeos, infográficos, concursos e até mesmo alguns GIFs divertidos de vez em quando.
Os conteúdos visuais têm uma probabilidade muito maior de ser compartilhado. Trabalhe firme para merecer ter uma postagem viralizada.
Quais as principais utilidades das Redes Sociais?
Além de auxiliar no Plano de Marketing Digital como mais uma ferramenta, ainda existem uma série de pontos que justificam o trabalho e investimento, são eles:
Geração de Leads – com materiais de qualidade não é difícil solicitar informações dos fãs na própria rede social, ou conduzi-los para uma landing page no seu site.
SAC 2.0 – A sua página corporativa em redes sociais estabelece uma ponte entre a sua empresa, seus clientes e possíveis clientes. Excelente para esclarecer dúvidas ou atender reclamações.
Monitoramento da Eficácia – Conforme for fazendo postagens, postagens impulsionadas ou mesmo anúncios, verifique quantas vezes seus materiais foram mostrados (impressões), quantos cliques eles receberam, quantos compartilhamentos ocorreram, e claro ... quantas conversões a sua empresa obteve.
Anúncios – Ter uma página corporativa e produzir conteúdos relevantes e inteligentes não garante que suas publicações serão vistas por todos os seus seguidores quando estiverem conectados e sim apenas para uma parte. Os anúncios ou postagens impulsionadas (ambos pagos) é que poderão alcançar essa eficiência.
Nenhum esforço de marketing ou perfil no Instagram supera o talento, - Anthony Volodkin - Hype Machine
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