Um Ecommerce bem estruturado e planejado aumenta muito as chances de sucesso nas vendas pela internet.
Bons produtos ou serviços e preços justos é apenas uma parte do caminho. O que você oferece precisa chegar nas mãos das pessoas certas na hora certa, use o Marketing Digital para isso!
DETALHES IMPORTANTES SOBRE ECOMMERCE
Qual é a diferença entre Loja Virtual e Ecommerce?
Uma boa parte do mercado confunde Ecommerce com Loja Virtual, então vamos explicar quem é quem!
Ecommerce é a atividade de vender produtos ou serviços na internet. Essa atividade pode ser desenvolvida tanto em uma Loja Virtual quanto num Marketplace como: Mercado Livre, Americanas, Amazon, Netshoes, Best Buy e outros.
Conforme dito acima, a Loja Virtual é apenas um canal de Ecommerce, o qual tem regras e necessidades muito diferentes de um Marketplace.
Muitas lojas virtuais que se consagraram no mercado começaram suas atividades em um Marketplace. Ali o investimento para começar um negócio se não for zero, é quase isso, você precisa apenas ter o produto disponível, e estar de acordo com as regras da casa.
Com publicidade ou sem, com frete incluso ou não, o Marketplace cuida dos recebimentos, e repassa para você depois do cliente confirmar que recebeu a mercadoria, e que ela estava de acordo com o que havia sido oferecido.
Na loja virtual tudo, exatamente tudo, fica sob a responsabilidade do proprietário, portanto se não houver um planejamento e investimento em Marketing Digital, o risco de ser desativada em pouco tempo é praticamente certo.
Loja Física junto com Ecommerce pode?
Claro que pode! Você pode aproveitar suas mercadorias que estão em estoque, e além de oferecê-las em sua loja física, pode também disponibilizá-las em um Ecommerce, seja via Marketplace ou Loja Virtual.
Entretanto, as estruturas básicas deverão ser distintas.
O estoque precisará estar dividido dois: um para loja física e outro para vendas no ecommerce. Pois num final de estoque você poderá correr o risco de vender o mesmo item na loja física e simultaneamente no ecommerce. Vender o que não está no estoque pode se tornar um problema enorme.
Quem compra no ecommerce busca praticidade e agilidade, desta forma recomenda-se que cada unidade de negócio tenha o seu atendimento. A equipe da loja física não deve ficar responsável por verificar vendas da loja virtual, responder e-mails, separar e enviar mercadorias. Em geral isso não dá certo.
Trocas na loja física são simples, quem comprou alguma coisa de você volta ao seu estabelecimento, explica o problema e acontece a troca. No ecommerce, o comprador tem até 7 dias para solicitar troca ou devolução sem precisar dar muita explicação, e as despesas para isso correrão por sua conta.
Qual a importância das imagens no Ecommerce?
Numa loja física, os interessados podem interagir com os produtos com um ou mais de seus sentidos (tato, olfato, visão, paladar e audição). No ecommerce eles usarão praticamente apenas a visão (em alguns casos também com audição, no caso de músicas).
Ou seja, nas vendas pela internet as imagens são o primeiro ponto de contato com os interessados, que depois de atraídos ainda irão levar em consideração as descrições dos produtos, seus preços e prazos. Assim, é de enorme importância exibir imagens com o máximo profissionalismo.
Não serão necessários equipamentos caríssimos para capturar boas imagens de produtos, mas também não é só sair clicando. Iluminação adequada, fundos: limpos e padronizados que causem contraste e valorizem os produtos, ângulos recorrentes de captura, e claro .... a produção dos produtos.
Portanto, fotografar produtos requer cuidados na produção das cenas, afinal, depois que a pesquisa coloca os interessados em contato com seus produtos, serão as suas imagens que despertarão ou não o interesse de compra.
Antes de publicar uma imagem de produto, confira como ela será vista em diversos tamanhos de tela e em vários browsers, principalmente se tem a resolução necessária e se todos os detalhes interessantes estarão presentes.
O que é preciso para ter uma Loja Virtual?
Para ter uma loja virtual você pode contar com três alternativas:
Desenvolver a sua própria loja ou contratar alguém para isso. O investimento será maior, mas a tua imaginação será a única limitação. Tudo poderá ficar exatamente como você deseja, e muitos cuidados poderão ser tomados em benefício da melhor performance.
Comprar uma licença e fazer a customização. Gasta-se muito menos, entretanto sempre surgirão impedimentos, quer em visual, quer em desempenho. Mesmo sendo um aplicativo versátil, ele nunca atenderá todas as exigências e necessidades de todos os seus usuários.
Loja virtual na nuvem. Aqui o investimento também pode ser baixo, uma vez que serão mensalidades decorrentes do número de produtos e quantidade de visitas diárias. Limitações também existirão, pois você estará numa plataforma que contemplará as necessidades mais genéricas de quem quer vender online.
Para quem está no começo, a loja virtual em nuvem é uma ótima opção, pois elas já lhe darão resolvidos uma série de aspectos técnicos, que poderiam surpreendê-lo e causar desastres na sua operação online, como provedor, velocidade e aspectos de SEO (Search Engine Optimization).
É bom ter um Blog numa Loja Virtual?
Sim! Recomendo enfaticamente que todas as lojas virtuais tenham um blog.
Você quer tráfego na sua loja, um blog feito com conteúdo de qualidade e relevante te ajudará muito com isso.
Se a sua loja virtual vende produtos cosméticos, e você tem um blog falando sobre cuidados com a pele, cabelos e dicas de maquiagens, certamente muitos visitantes virão atrás das suas postagens, e com botões “Call to Action” você poderá levá-los para seus produtos.
Seus artigos poderão aparecer nas buscas orgânicas do Google ou serem divulgados de forma paga ou gratuita nas redes sociais. Um post no Facebook ou Instagram sobre um novo artigo do seu Blog sobre “Os benefícios do uso diário de protetor solar” poderá atrair muito mais visitantes do que um anúncio promocional do tipo “Protetor Solar – Compre um e leve dois”.
Uma vez com interessados em seu blog, coloque suas estratégias em prática, leve-os para outras páginas que poderão direcioná-los para a conversão desejada, ou para um cadastro e transformá-los em Leads. Oferecer produtos para quem você já sabe que tem interesse neles é muito mais fácil.
SEO traz benefícios para a Loja Virtual?
Sim! Uma loja virtual é apenas um tipo de site com características mais específicas, e quem possuí um site ... quer visitantes.
A maneira mais econômica de atrair visitantes para a sua loja virtual é estar presente nos primeiros resultados orgânicos (grátis) do Google. Para isso você vai precisar muito das técnicas de SEO (Otimização para Motores de Buscas).
Alguns pensam que apenas com as redes sociais poderão atrair público para suas lojas, e assim economizar alguma verba.
É bem verdade que as redes sociais ajudam muito a trazer visitantes para a loja virtual, mas é importante lembrar que, quando alguém precisa comprar alguma coisa, o lugar onde ela irá pesquisar será no Google.
Em geral, nós entramos nas redes sociais para contar ou saber o que se passa no nosso meio ou no mundo, e não atrás de ofertas. Podemos até sermos impactados por elas, mas não estávamos no nosso momento de compra e sim de lazer.
SEO aumentará muito as chances de que sua loja apareça no topo dos resultados de buscas, quando alguém que esteja em busca daquilo que você oferece digitar palavras ou termos relacionados.
Ter sua loja conhecida e visível justamente no momento propício de compra é um dos fatores primordiais para o sucesso.
Links Patrocinados
Depois de tudo pronto se a sua Loja Virtual não começar a vender é certo que ela irá fechar rapidamente. A internet é muito ampla, existe uma gigantesca concorrência com ofertas, em geral, maiores que a demanda, e no começo de atividades é bastante comum que ela receba poucas visitas, que se transformarão num número menor ainda de conversões.
Para driblar esse problema, primeiramente é necessário que você tenha planejado um capital de giro para poder superar as dificuldades iniciais, e estar consciente que será necessário um certo esforço para tornar a sua loja conhecida.
Uma loja bem desenvolvida, bonita e com SEO demora um pouco para aparecer nos resultados de buscas orgânicas, a saída então serão os links patrocinados.
Assim, preveja uma verba para Campanha com Links Patrocinados no Google Ads, e pelo menos por algum tempo use deste artifício para apresentar o seu negócio para o público que pode estar em seu momento de compra.
Com o tempo você notará que, se feita de forma profissional, a Campanha de Links Patrocinados dá retorno e vale o investimento, ao ponto de nunca mais você deixar de usá-la.
Com um investimento de acordo com a sua disponibilidade, você poderá ter seus anúncios no topo da primeira página do Google.
3 Plataformas para Lojas Virtuais
Para quem vai começar um negócio com Loja Virtual, o caminho mais curto é alugar um espaço numa plataforma profissional e que já tenha experiência.
Desta forma, com um investimento bem menor, você colocará seus produtos ou serviços online. Você não precisará ir atrás de uma hospedagem e muito menos com os detalhes técnicos dela. Sua preocupação será quase que apenas nas vendas. Lembre-se, eu disse quase.
Se você não tem muita experiência em fazer os ajustes iniciais para uma loja virtual, contrate alguém para lhe orientar sobre os primeiros passos, é econômico, você terá a oportunidade de aprender, e o mais importante ... não incorrerá no retrabalho, que em geral custa caro e traz perdas que poderão ser significativas.
Nossas indicações de plataformas para esse propósito são:
Aqui o plano básico é grátis e você já pode começar com até 50 produtos.
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Analise cuidadosamente o que cada uma oferece e faça a sua opção. Não se esqueça de que existem muitas outras plataformas ... pesquisar bastante é a nossa melhor recomendação.
Alguns sonham com o sucesso, outras trabalham duro para conquistá-lo - Wayne Huizenga - Blockbuster
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