Um plano de marketing digital bem desenvolvido estabelece uma base sólida para o sucesso da sua empresa.
O Marketing Digital está cada vez mais acessível e eficiente. Contrate um plano de acordo com as possibilidades da sua empresa, e alcance os seus objetivos mais rapidamente.
DETALHES IMPORTANTES SOBRE MARKETING DIGITAL
Como funciona o funil de vendas do Marketing Digital?
Diferentemente do Marketing Tradicional que trabalhava no sistema AIDA (Atenção, Interesse, Desejo e Ação), o funil do marketing digital utiliza uma outra estratégia:
ATRAÇÃO
Trabalhar para que os internautas que tenham interesses pertinentes ao que você oferece visitem o seu site.
LEADS
Obter informações de contato de parte dos visitantes atraídos, em troca de uma oferta (template, e-book etc.)
RELACIONAMENTO
Relacione-se com os leads com e-mail marketing, ofereça mais conteúdos relevantes e construa a sua autoridade.
CONVERSÃO
Depois de aquecer os leads com relacionamento, identifique o momento certo e parta para a conversão pretendida.
Quais os pré-requisitos para um Plano de Marketing Digital?
Assim como, para fazer uma viagem de férias memorável para New York não basta apenas comprar as passagens e reservar o hotel, da mesma forma, para se desenvolver um plano de marketing digital para colher conversões com sucesso, também é necessário providenciar alguns pré-requisitos:
Para desenvolver um Plano de Marketing Digital o primeiro passo é estar presente na internet, seja com um site institucional, uma loja virtual, ou até mesmo um blog.
É preciso ter um endereço na internet para receber os seus visitantes.
Ao pensar em Marketing Digital, é bom lembrar de todas as portas para a sua presença online, assim as Redes Sociais precisam estar incluídas.
Ter um site e estar nas redes sociais é apenas o começo, é necessário pensar na qualidade da sua presença nos meios digitais, para oferecer uma boa experiência para os visitantes, bem como muita clareza e objetividade junto aos mecanismos de buscas.
Etapas iniciais de um Plano de Marketing Digital?
Os aspectos mais importantes de um Plano de Marketing Digital são:
PERSONA
Saber precisamente para quem serão dirigidas as ações do Plano de Marketing Digital: identidade de gênero, idade, região onde vive ou trabalha, interesses, como se informa etc.
OBJETIVO
Estabelecer com clareza e objetividade o que se quer da persona: percepção de marca, incrementar vendas, novos clientes entre outros.
OFERTA
Em marketing digital atraímos visitantes com o objetivo de torná-los leads por intermédio da troca de algo que eles precisam por informações de contato. e-books, webinars e templates são alguns exemplos de ofertas.
LANDING PAGES
Criar páginas especiais para fazer a troca da sua oferta pelas informações de contato dos visitantes, bem como páginas de agradecimentos que serão utilizadas nas métricas da sua campanha.
Etapas intermediárias de um Plano de Marketing Digital?
Chegou a hora da ação, este é o momento de colocar seu Plano de Marketing Digital para funcionar.
DIVULGAÇÃO DA OFERTA
Com base no seu estudo de palavras-chave e por intermédio de anúncios de links patrocinados, postagens ou anúncios nas redes sociais, e-mail marketing (caso você já possua uma base), botões Call to Action e chamadas distribuídas estrategicamente nas outras páginas do seu site.
MONITORAMENTO
Estratégias de marketing digital não começam com eficiência máxima, cada caso é um caso, e para cada caso são necessárias uma série de ajustes, seja a oferta, palavras-chave, imagens e até mesmo cores, são apenas alguns dos aspectos que precisam ser reavaliados o tempo todo dentro de um plano.
RELACIONAMENTO
Antes de partir diretamente para as conversões, depois de conquistar é preciso se relacionar com os leads, para prepará-los para a conversão. O aquecimento dos leads é feito com e-mail marketing (agora você já tem uma base) com orientações pertinentes ou mais ofertas.
É aqui que você tem a oportunidade de construir a autoridade e credibilidade da sua empresa. Entenda o que os seus leads querem ou precisam, e traga-os para o seu lado.
Leads aquecidos aumentam as chances de conversão em até 8 vezes.
Etapas finais de um Plano de Marketing Digital?
Colher e Rever
CONVERSÃO
Após relacionar-se com seus leads, parta para conversão, por telefone, agendamento de visita ou mesmo um e-mail marketing decisivo.
É certo que nem todos os leads chegarão na conversão pretendida num primeiro momento, pois cada lead tem o seu tempo de maturação, por isso não os descarte e continue o trabalho. Um lead é sempre uma oportunidade.
ANÁLISES
Chegou o momento de mensurar todo o conjunto de estratégias do seu plano de marketing digital. Se a sua conversão principal era a VENDA, lembre-se que se plano é composto de várias conversões intermediárias.
Se o internauta viu o seu anúncio e chegou no seu site, isso é uma conversão, se ele lhe deu suas informações de contato em troca da sua oferta, essa é uma outra conversão, se ele abriu seu e-mail marketing ... outra, e assim por diante.
Dentro desse contexto verifique:
CPC - Custo por Clique
CPL - Custo por Lead
LPV - Leads por Venda
CPV - Custo por Venda
ROI - Retorno sobre Investimento
TC - Taxa de Conversão
Crie planilhas e gráficos de acompanhamento com essas e outras informações,
Análise tudo sobre cada uma delas, ajuste o seu plano e agende os próximos passos.
Quer saber o que o seu cliente está procurando? É só perguntar. Lisa Stone - BlogHer
Nós te ajudaremos a descobrir.
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