A Identidade Visual da sua empresa é um dos primeiros diferenciais entre ela e os seus concorrentes
Crie uma marca impactante e envolvente para a sua empresa, esteja na mente do seu público alvo e transmita o seu posicionamento.
DETALHES IMPORTANTES SOBRE MARCA
O que é a marca de uma empresa?
A marca da empresa é a forma gráfica de como ela será vista e lembrada pelo mercado. Assim, é muito importante que ela personifique a imagem que se pretende passar para o seu público.
A combinação dos detalhes gráficos e as cores de uma marca ajudam os potenciais clientes a perceberem o que é a empresa e que tipo de posicionamento ela busca.
Qual é a diferença entre logomarca e logotipo?
Logotipo é uma forma estilizada de se escrever o nome de uma empresa ou produto, como por exemplo “Coca-Cola”.
Já a logomarca pode ser um desenho ou símbolo, acompanhado ou não de um texto comum ou estilizado, como o M amarelo dentro de uma área vermelha que representa o “McDonald’s“.
O desenvolvimento da logomarca pode esperar?
Não! Tão importante quanto a escolha de um ponto comercial para uma loja física e o seu nome fantasia, assim deve ser com a criação da logomarca.
Uma empresa sem uma identidade visual deixa muito a desejar quanto a sua credibilidade, reflete uma impressão de fraqueza e retarda a lembrança e o reconhecimento da marca.
A logomarca pode mudar constantemente?
Não! Empresas que fazem mudanças em suas marcas com muita frequência estão arriscadas a causarem uma percepção errada em seus clientes, seja por parecer que o negócio agora é outro, ou até que mudou de dono, e está sob nova direção.
O mesmo se aplica quando uma logomarca sofre uma série de alterações ao longo do tempo, transparece falta de direcionamento.
Economizar no desenvolvimento da marca é bom?
Usar os serviços de um estagiário ou do filho do amigo que é fera no Photoshop para criar a identidade visual da sua marca em geral é um grande erro. Consegue-se alguma economia, mas os resultados são drásticos. Não é só usar um símbolo bonito e escrever o nome da empresa com uma fonte diferente. Prefira uma logomarca profissional.
Precisa criar uma identidade que possa ser reconhecida pelo público alvo. Os custos para fazer isso da forma certa no futuro serão maiores.
A logomarca pode ter variações de grafismo?
Não! A logomarca que estiver no cartão de visitas tem que ser a mesma do site da empresa, das Redes Sociais, demais meios digitais e em todos os seus impressos.
Fixar a marca de uma empresa no mercado requer muitos cuidados. Faça com que ela possa ser visualizada com nitidez em todos os seus tamanhos, e em perfeita consonância nos diversos fundos onde for exibida.
Se a empresa não for a primeira a se preocupar e valorizar a sua marca, quem o fará?
Posso usar a cor Mellow Yellow para criar logo?
Depende! Em geral o amarelo e suas variações estão associadas ao sol. Estimula a percepção e a atenção tanto quanto o vermelho, mas se utilizada em excesso pode despertar urgência, impaciência, insegurança e outros sentimentos negativos.
A combinação de amarelo com vermelho é a preferida dos Fast Foods, uma vez que chama a atenção e desperta a urgência.
A cor amarela deve ser usada com moderação em logomarcas ou junto com outras cores de forma equilibrada e pertinente.
Quais são os cuidados básicos com uma marca?
A logomarca é a identidade da empresa, além disso, com a presente diversidade de mídias ela precisa ser versátil. Recomenda-se que seja feita em vetor para que possa ser exibida em qualquer tamanho sem perder a qualidade e legibilidade, da gigantografia ao ícone.
Assim para um logotipo profissional deve ser previsto uma série de variações, para que ele possa trabalhar com a mesma performance em diversas situações como: em cores, monocromática, sobre fundos claros ou escuros.
Uma imagem vale mais do que mil palavras – “Confúcio” – Pensador e Filósofo chinês.
E é muito mais fácil de ser lembrada!
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